SPMNE realiza Congresso das Juventudes no Enfrentamento das Violências no Campo e na Cidade


O Congresso das Juventudes no Enfrentamento as violências no Campo e na Cidade,  foi realizado em João Pessoa, durante os dias 28 e 29 de agosto de 2019, no Centro de Convenções/PB, e contou com a participação dos estados da Paraíba e Pernambuco, organizado pelas instituições da sociedade civil: Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste/SPMNE e o Grupo Adolescer e Ruas e Praças.



O Objetivo geral foi de promover o debate político das juventudes e o diálogo com os poderes públicos sobre os cenários das violências vivenciadas e as políticas públicas necessárias para o seu enfrentamento nos estados da Paraíba e Pernambuco.




Participaram cerca de 400 jovens, dos dois estados, os quais pensaram juntos estratégias de enfrentamento aos diversos tipos de violências sofridas pelas juventudes. Foi utilizada uma metodologia que contemplou a articulação de núcleos territoriais em seus estados, contando com a colaboração dos mediadores que facilitaram oficinas com temas propostos pelos jovens, temáticas como as violências mais presentes naquele território.


Os grupos de trabalhos foram facilitados por pessoas extremamente capacitadas, na parceria de professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e alunos do projeto de extensão de Protagonismo Juvenil: Uma Aventura Cidadã IV.


O congresso foi avaliado como inovador e permitiu aos jovens a oportunidade de dialogar com os representantes dos governos dos respectivos estados, como também, as discussões nos GT's, possibilitaram os jovens a interagiram e elaboraram propostas para a redução das violências, que foram apresentadas durante o congresso.


0 comentário
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Whatsapp