SPMNE E AVINA Inauguram Projeto Águas do Saber


No dia 31 de Outubro, o Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste - SPMNE inaugurou oficialmente, em duas escolas contempladas, o Projeto Águas do Saber, que foi realizado em parceria com a Fundación Avina e a Água AMA/Ambev.  As inaugurações ocorreram respectivamente, nas Escolas João Inácio Catú, na comunidade Mata Virgem, no município de Umbuzeiro e na Escola João Vicente de Brito, na comunidade Serra do Cabral em Mogeiro/PB.

Estiveram presentes dois representantes da Fundación Avina, Lucenir Gomes e Marvson Andrade e mais três mulheres representantes da Água Ama e da AMBEV. Além deles, também participaram a equipe do SPMNE envolvida nesse projeto e da agricultora Maria Penha da Silva que contribuiu muito durante o processo de construção do projeto na escola de Mogeiro. As inaugurações contaram ainda, com a presença de mães, pais, funcionários (as), alunos (as) e das comunidades escolares que se envolveram na implementação do projeto.


As duas escolas prepararam momentos muito especiais para comemorar a conquista desse projeto. Na programação tivemos apresentações culturais, falas de agradecimento, apresentação de projetos, apresentação de banda marcial, músicas, entrega de certificados e brindes.


O Projeto Águas do Saber trabalhou a educação contextualizada para a convivência com o Semiárido e para Segurança Nutricional e Hídrica, a partir da implantação de cisternas com capacidade para armazenar 52 mil litros de água da chuva, de sistemas de reuso de águas residuais, o bioágua, e de hortas e pomares em escolas. O projeto atuou ao todo, em três municípios do agreste paraibano - Umbuzeiro, Mogeiro e Serra Redonda em escolas municipais.


A Projeto Águas do Saber tem com objetivo garantir o acesso a água para o consumo, como direito, assim como sensibilizar a comunidade escolar para o fortalecimento e valorização da Educação do Campo Contextualizada para a convivência com o semiárido, e assim construir um outro mundo possível através da educação. O projeto é uma ação do Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste em parceria com a Fundação Avina/Ama e está em seu segundo ano de execução.


Veja as fotos do evento:













0 comentário
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Whatsapp