Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos 2020 será comemorada com vendas de produtos pela internet


Com o isolamento social e as medidas de proteção para a não propagação do novo Coronavírus (Covid-19), a Comissão da Produção Orgânica da Paraíba (Cporg) celebrará a Semana Nacional dos Orgânicos de 8 a 12 de junho, com ações Online este ano. Com o tema "Tem alimento saudável perto de você", a Cporg e a Articulação do Semiárido Paraibano (Asa Paraíba) chamam a atenção da população para a compra de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, transgênicos, aditivos e corantes, diretamente das famílias agricultoras que estão realizando as entregas porta a porta ou vendendo nas feiras agroecológicas em alguns municípios do estado.

Durante a semana dos orgânicos serão veiculados vídeos pelo Facebook da Asa Paraíba e da Cporg sobre a produção das famílias agricultoras, utilizando as hastags: #FiqueEmCasa, #ApoieFamíliasAgricultoras e #CompreDaAgriculturaFamiliar. Também serão divulgados os contatos das famílias agricultoras que estão comercializando durante a quarentena. “Além de fortalecer a iniciativa das famílias, também estamos reforçando as medidas de proteção, para que toda a comercialização seja feita de forma segura, protegendo a vida dos agricultores e dos consumidores. Sempre usando máscaras, álcool gel e luvas quando necessário”, disse Verônica Moura, do Grupo de Trabalho (GT) de Comercialização da Asa Paraíba.

Segundo, Maria Betânia, coordenadora suplente da Cporg, apesar de toda crise econômica agravada pela pandemia, as famílias agricultoras tiveram um ano promissor. “O período chuvoso em muitos territórios do estado foi regular e permitiu muito lucro e fartura. Mas com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), alguns municípios fecharam as feiras e muitas famílias tiveram que adaptar suas formas de comercialização”, explicou.

Desde 2018, a Semana Nacional dos Orgânicos é comemorada com a realização da “Feira Regional de Produtos Agroecológicos: Por um São João Livre de Transgênicos e Agrotóxicos”, que acontece sempre no mês de junho na Praça da Bandeira, em Campina Grande, reunindo cerca de 100 agricultores familiares dos sete territórios que compõem a ASA Paraíba. Neste ano (2020) o formato Online da atividade pretende não deixar a data esquecida e mesmo diante do distanciamento social celebrar as conquistas das famílias agricultoras.



Segue os endereços onde você pode encontrar a lista das famílias que estão comercializando nos municípios:

Redes Sociais: Instagram - cvt.agrobiodiversidade

Facebook: https://www.facebook.com/ASA-Paraiba

Sites: www.agroecologia.gov.br

www.uepb.edu.br

0 comentário
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Whatsapp